sábado, 6 de julho de 2013

PESQUINHA DE EMOÇÕES!


Os homens da meteorologia prometiam-nos elevadíssimas temperaturas para todo o país e particularmente para a zona de Lisboa e para o Ribatejo e Alentejo a coisa não se fazia por menos de quarentas… Qualquer coisa como 42/43º o que, convenhamos, não é coisa que se prometa…
Para não perder o sábado de pesca optei então por sair bem cedo na prespectiva de pescar até às 11 horas e vir almoçar a casa no agradável fresquinho da habitação e felizmente  assim fiz. Mas… entretanto, ocorreram as emoções da minha pesquinha…
Saída pelas 6 da matina e chegada a um local casualmente não usual – danada de escolha!... - na fronteira entre o Ribatejo e o Alentejo e…o imprevisto aconteceu…
Uma pequena distracção e a bronca deu-se…
A viatura com as rodas da frente “atascadas” num sulco de terreno arenoso feito pelas águas das chuvas de Inverno e, já estás encravado rapaz!...Carro “atascado” patinando e… nem para frente, nem para trás.
Bonito trabalho logo ás 7 da manhã! E agora? E agora??? No meio do mato, sem viva alma por perto, a 7 ou 8 kms do asfalto e com os montes das herdades embora mais perto mas sempre a 2,3,4 kms…Bonito trabalho!
"Põe-te "a cavalo" nas pernas, Victor! Põe-te "a cavalo" nas pernas e vai à procura de ajuda!"
Danada de sorte! O Sol já a aquecer bem e as escassas sombras dos sobreiros a surgirem uma aqui, outra acolá; as pernas a começarem a doer; as gorduras a derreterem em suor corpo abaixo e, as danadas das moscas a não me largarem olhos, orelhas, pescoço… E passam 5 minutos, 10, 15, 20 minutos, meia hora!… Eis então que ouço ao longe um ruido de um carro… Percorridos entre 2 e 3 kms a penates eis que finalmente vem aí um viajante salvador deste pescador enrascado!
Era um sujeito simpático que prontamente me transportou ao monte mais perto – mais 1 km -  e aí o Encarregado da herdade, igualmente solícito, em 5/10 minutos resolveu a situação puxando a minha encravada “carroça”. Respirei fundo, descansei um pouquinho e, perdida que estava cerca de uma hora e meia, iniciei a minha viciada pesquinha.
E, correu bem! Correram bem as duas horas que pesquei! Ferrei mais um achigã de 1 kg e fugiu-me outro de igual porte. Soltou-se depois de ferrado e ainda bem porque assim pude vê-lo logo, logo de seguida, a escassos 10 metros de mim, num enorme salto, talvez de meio metro fora de água, a papar uma libelinha das muitas que por ali esvoaçavam!
Foi deveras espectacular ver o bicho fora de água, bem no alto, algo torcido e com as guelras bem visíveis! Bonito! Muito bonito! Pelo espectáculo gostei que ele se tivesse antes libertado! Palavra que gostei! Fui bem recompensado! Excelente momento!
Fica aí a imagem desta mais recente captura com a esperança de que não seja a última!...

Sem comentários: